O Rio Grande do Sul recebeu na primeira semana de maio/21 o primeiro lote de vacinas da Pfizer/BioNTech contra a COVID-19, com 32.760 doses. Uma particularidade importante deste imunizante é que ele deve ser mantido a temperatura de – 70º C, ficando armazenados em ultrafreezers cedidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
A JMD, representante exclusivo da NOVUS no RS, em parceria com a UFRGS, desenvolveu o projeto que permite a monitoração de até 88 ultrafreezers.
Na solução, foram utilizados os registradores de dados FieldLogger, transmissores de sinal DigiRail VA, sensores de temperatura Pt100 (-100°C), além de fontes de alimentação 24Vcc e no-break industriais. Todos os dispositivo contam, ainda, com calibração RBC feita também pela NOVUS. A JMD foi responsável pela montagem e instalação do projeto, além de treinar o pessoal do Instituto de Ciências Básicas da Saúde, órgão da Universidade responsável pelos ultrafreezers.
A JMD também instalou sistemas para monitoramento de vacinas contra a COVID-19 nos hospitais do Grupo Hospitalar Conceição que contam com equipes de combate ao vírus.
Num primeiro momento, por questão de logística e conservação, as vacinas da Pfizer/BioNTech devem ser utilizadas apenas em Porto Alegre, para completar o grupo dos idosos e a vacinação da fase 1 das pessoas com comorbidades.
Uma vez mais, a tecnologia da NOVUS aliada a expertise da JMD contribui com a saúde e com a luta contra esta terrível doença, que tem feito muitas vítimas no Brasil e no mundo.