Na busca por maior eficiência, produtividade, conforto e segurança nas instalações hospitalares, a automação dos equipamentos tornou-se fundamental. Como estes ambientes precisam estar limpos, confortáveis e seguros para os pacientes, são necessários equipamentos que auxiliem na manutenção dos espaços. Porém, mantê-los em funcionamento gera custos, sobretudo relacionados ao aumento no consumo de energia.
Para racionar energia e melhorar o desempenho dos processos dos hospitais é necessário monitorar os equipamentos e registrar informações de seu funcionamento ao longo da operação. Assim será possível encontrar a solução adequada para conseguir melhor proveito dos serviços da estrutura. Pensando nisso, a JMD utilizando a linha de seus parceiros NOVUS e ELIPSE oferece uma variedade de soluções que atendem às exigências destes ambientes e que proporcionam uma gestão mais eficiente dos recursos.
Versatilidade na hora da escolha
Os equipamentos da NOVUS e Supervisórios ELIPSE podem ser integrados a diversos tipos de sistemas e funções dos ambientes hospitalares, bastando ao usuário escolher o que melhor lhe convém.
• Energia: para obter maior segurança e reduzir custos relacionados ao consumo de energia, é possível registrar dados de operação de geradores e transformadores, através do fornecimento das variáveis em tempo real permitindo controle e gerenciamento do andamento do processo, visando à distribuição e utilização da energia elétrica.
• Caldeiras: fundamentais no aquecimento da água para toda a estrutura do prédio - sobretudo a área de hotelaria -, a necessidade de indicação e controle da pressão e da temperatura podem ser atendidas. Além disso, a aquisição e o registro dos dados feitos através do FieldLogger ajuda a encontrar falhas e deficiências na estrutura e a verificar quais mudanças contribuam no desempenho dos processos.
• Geladeiras e freezers: utilizados para guardar o estoque de exames, medicamentos, vacinas e alimentos, estes equipamentos também aplicam controladores e indicadores de temperatura. Estes instrumentos possuem alarmes, imprescindíveis neste processo, já que pequenas mudanças na temperatura podem afetar o que está sendo mantido nestes sistemas de refrigeração. Aquisição dos dados também se faz importante, pois ajuda a controlar o estoque e consequentemente na diminuição dos gastos.
• Caixas de água: como o reservatório de água normalmente abrange toda estrutura é possível incorporar um sistema para registrar o volume e disparar alarmes a qualquer mudança, fazendo com que o usuário seja informado do que está acontecendo para que ocorra esta mudança. É possível ainda controlar as bombas através de CLP’s, garantindo o balanceamento e maior vida útil destes equipamentos.
• Lavanderia: todos os equipamentos responsáveis pela limpeza das roupas e tecidos também podem ser automatizados. Como eles requerem maior cuidado devido a possíveis contaminações, elas precisam ser esterilizadas, sendo lavadas e secadas em temperaturas precisas. Através de controles programáveis o usuário pode recebe informações sobre a operação dos equipamentos, seja a lavadora ou a secadora, desenvolvendo registros de diversos parâmetros que buscam induzir comandos corretos.
• Cozinha: outro setor no qual todas as etapas que envolvem seu trabalho podem integrar a automatização, desde o armazenamento de alimentos passando pelo preparo da comida e pela limpeza. Data Loggers podem garantir que a temperatura durante a armazenagem não prejudique o estoque, os indicadores e controladores de temperatura podem ser utilizados nos fornos, além da integração de temporizadores para uma melhor gestão deste processo.
Os mesmos equipamentos de controle e supervisão também podem ser aplicados nas centrais de ar e no controle de pressão de níveis de gases aplicados a diversos serviços.
Todas estas etapas podem contar com um sistema de supervisão SCADA da ELIPSE conectado aos equipamentos, otimizando o monitoramento e gerenciamento de cada um, ao disponibilizar em tempo real o estado do sistema através de gráficos e relatórios, levando a decisões operacionais mais apropriadas, que podem ser feitas pelo próprio computador ou pelo operador.
Como os hospitais trabalham com instrumentos de medição de temperatura, pressão, eletricidade e umidade, o Laboratório de Metrologia da NOVUS realiza a calibração dos mesmos, podendo ser feita nas instalações do hospital a fim de reduzir o tempo de parada dos processos.
Para mais informações sobre esta e outras aplicações realizadas pela JMD, entre em contato conosco através do e-mail jmd@jmdautomacao.com.br ou ligue para (51) 3225-7955.