Monitoramento de temperatura e umidade ajuda a preservar patrimônio artístico gaúcho

A conservação de documentos históricos e obras de arte é uma das formas mais ricas de preservar a cultura e a memória de determinado grupo, período ou local. Graças aos avanços da ciência e da tecnologia, é possível que hoje possamos admirar as versões reais de quadros como a Mona Lisa (1506), de Leonardo da Vinci, ou Noite Estrelada (1889), de Vincent Van Gogh. Para manter as características originais de pinturas por muito mais tempo, sem precisar de grandes intervenções, a melhor maneira é protegendo-as de umidade, luz e calor.

 

O acervo artístico da Prefeitura de Porto Alegre é constituído por duas importantes pinacotecas e ambas têm equipamentos da NOVUS no monitoramento de temperatura e umidade. Sabe-se que a umidade, direta ou indireta, provoca diversos danos às obras de arte, tais como dilatação do suporte, surgimento de fungos que gerarão manchas e enfraquecimento da camada pictórica. Também o calor é extremamente prejudicial, já que pode ressecar os quadros, ocasionando manchas e exigindo um processo de restauração.

 

Um casarão do século XIX localizado no centro de Porto Alegre abriga a Pinacoteca Ruben Berta. A origem do acervo remonta aos anos 1960, quando o magnata da comunicação Assis Chateaubriand tinha o projeto de criar museus regionais em vários pontos do país. Hoje, a pinacoteca possui 125 obras em seu acervo permanente, dentre elas, a pintura mais antiga em acervo público no Rio Grande do Sul, "O Rejalma" (1673), do holandês Jeronimus Van  Diest. Além disso, a coleção contempla nomes importantes do modernismo brasileiro, como Di Cavalcanti e Portinari, e trabalhos contemporâneos.

 

Mais de mil obras de arte compõem a Pinacoteca Aldo Locatelli, localizada no Paço Municipal (antiga prefeitura de Porto Alegre). Os primeiros quadros a integrar o acervo foram encomendados, nos fins do século XVIII e ao longo do século XIX, pela Câmara de Vereadores Além da função estética, as obras eram uma maneira de mostrar poder político por meio de imagens da família real, heróis militares e dos presidentes da Casa. Hoje, o espaço recebe continuamente novas obras em exposições permanentes ou temporárias e também de artistas convidados. Entre suas peças, encontram-se trabalhos de importantes artistas gaúchos como Pedro Weingärtner e Vasco Prado. Para monitorar cuidadosamente o estado destas importantes coleções, auxiliando a determinar quando um objeto necessita de restauro, são utilizados três equipamentos: o transmissor de temperatura e umidade sem fio RHT-Air, o gateway AirGate-Modbus e o módulo de aquisição e registro de dados FieldLogger.  Juntos, eles permitem que as informações de temperatura e umidade sejam medidas e registradas, além de possibilitar a configuração de alarmes por e-mail em caso de inconformidade.

 

A escolha do RHT-Air na solução não foi por acaso: tanto o casarão que abriga a Pinacoteca Ruben Berta quanto o Paço Municipal são prédios de grande valor arquitetônico e histórico, onde qualquer modificação na estrutura pode ser bastante prejudicial ao patrimônio.

 

O projeto das duas pinacotecas demorou três anos para ser aprovado, mas hoje temos o monitoramento adequado de temperatura e umidade nas salas de exposição e depósito de duas das mais importantes coleções de arte no Rio Grande do Sul. É a NOVUS ajudando a preservar a cultura e a memória.

Por José Manoel


Leia mais...

Prêmio Top Of Quality Brazil – Edição 2023

24/11/2023

JMD automatiza ultrafreezers de universidade para armazenamento seguro de vacina contra a COVID-19

03/05/2021

Novo controlador de temperatura N1050 alia desempenho e economia

09/03/2020

Transmissor de ultra baixa pressão diferencial da NOVUS chega ao mercado

13/01/2020

Monitoramento de temperatura em CPDs

15/03/2018

   Imprimir

Data: 11/11/2019    

JMD Produtos Eletrônicos Ltda.

Av. Mauá, 2011 sala 1403 | 90030-080
Porto Alegre / RS - Brasil - Tel.: (51) 3225-7955

Todos os direitos reservados a JMD Produtos Eletrônicos Ltda | 2024